Depressão

Sintomas e tratamento da depressão.

3/11/20242 min read

Depressão

O Transtorno Depressivo Maior, ou depressão, afeta cerca de 7% das pessoas no período de 1 ano.

O que é depressão?
Sofrer de Depressão é muito diferente de estar triste. Sentir tristeza é tão normal quanto sentir alegria.

A Depressão é um transtorno mental e apresenta inúmeros sintomas. Entre eles:

* Sensação de tristeza ou apatia na maior parte do tempo, mesmo quando está tudo bem e não há motivo para esse sentimento.

* Diminuição da capacidade de sentir prazer. Muitas coisas que o paciente costumava gostar de fazer passam a não ter graça.

* Alterações do apetite, com ganho ou perda de peso.

* Alterações do sono, com insônia ou sonolência excessiva.

* Cansaço, falta de energia.

* Sentimentos de culpa, inutilidade.

* Piora da memória e concentração, dificuldade para tomar decisões.

* Pensamentos de morte ou até mesmo desejo de morrer ou de cometer suicídio.

Quais são as causas?
A depressão ocorre quando há uma predisposição genética, associada a fatores que funcionam como gatilho para as crises, como acontecimentos traumáticos, estresse físico ou psicológico, doenças clínicas, uso de drogas, entre outros.

Diagnóstico
O diagnóstico é clínico. Ainda não há exames clínicos nem de imagem para o diagnóstico da depressão. É preciso afastar outras causas de sintomas depressivos, por exemplo, avaliar se pode ser manifestação de alguma doença clínica como anemia ou hipotireoidismo, se pode ser decorrente do uso de algum medicamento, álcool ou drogas, ou ainda se pode ser manifestação de outra doença psiquiátrica, como, por exemplo, o Transtorno Bipolar. A depressão bipolar pode ter sintomas semelhantes e o tratamento é diferente.

Tratamento
No caso de uma depressão leve, que não interfere nas atividades do paciente, o tratamento mais indicado pode ser a psicoterapia.

Para depressões moderadas a graves, que causam prejuízo funcional, isto é, prejudicam no trabalho, estudos, vida social, está indicado também o uso de antidepressivos. Hoje há inúmeros antidepressivos com perfis diferentes de efeito. A escolha do medicamento deve ser personalizada a cada paciente. Antidepressivos não causam dependência. Além disto, o tratamento funciona melhor se associado a psicoterapia, atividade física, alimentação adequada e higiene do sono.